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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso 0403 - Relacionamento interpessoal
Objectivos

Esta formação visa desenvolver competências socioemocionais que favoreçam a comunicação, a empatia e a cooperação, promovendo relações profissionais mais saudáveis, eficazes e colaborativas.

Objectivos Específicos

  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
  • Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Relacionamento interpessoal
    • Principais interlocutores:
      • Internos
        • Marketing
        • Vendas
        • Produção
        • Finanças
        • Investigação & Desenvolvimento
      • Externos
        • Clientes
        • Fornecedores
        • Transportadores
    • Factores pessoais
      • Auto estima e afiliação
      • Motivação
      • Realização pessoal e profissional
    • Factores organizacionais
      • Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
      • Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
      • Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
    • Factores relacionais
      • Rigor / objectividade
      • Eficácia e assertividade
      • Empatia e disponibilidade
      • Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
      • Recolher contributos das entidades envolvidas
      • Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
  • Comunicação escrita e oral
    • Conteúdos e língua
    • Linguagem corporal
    • Estilos de linguagem
    • Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
    • Clara seleção e identificação dos destinatários
    • Escolha do formato a utilizar
    • Formas de arquivo