Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso 0350 - Comunicação interpessoal - comunicação assertiva
Objectivos

Esta formação visa capacitar os participantes a desenvolverem competências de comunicação interpessoal com foco na assertividade, promovendo relações mais eficazes, respeitosas e colaborativas no ambiente profissional, através do aprimoramento da expressão clara de ideias, escuta ativa e gestão de conflitos.

Objectivos Específicos

  • Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
  • Desenvolver a comunicação assertiva.
  • Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
  • Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
  • Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Processo de comunicação e perfis comunicacionais
    • Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
      • Emissor/Receptor
      • Canal
      • Mensagem/código
      • Contexto
      • Feedback
    • Diferentes perfis comunicacionais
      • Passivo
      • Agressivo
      • Manipulador
      • Assertivo
  • Comunicação assertiva
    • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
    • Empatia
      • Escuta ativa/escuta dinâmica
        • Conceito de contexto comum
      • Semântica sintaxe
      • Paralinguagem
  • Barreiras à comunicação
    • Barreiras gerais do processo de comunicação
      • Barreiras internas
        • Objectivas
        • Subjectivas
      • Barreiras externas
    • Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
      • Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
  • Processamento interno da informação
    • Processamento fonético
    • Processamento literal (significado)
    • Processamento reflexivo (empático)
  • Tipos de perguntas no processo de comunicação
    • Abertas
    • Fechadas
    • Retorno
    • Reformulação