Código do Curso: PG002

Este curso visa dar resposta às necessidades do mercado emergente de videojogos em Portugal. Como parte integrante da evolução tecnológica, os videojogos demonstram inúmeras capacidades de expansão, sendo a sua compreensão e aceitação uma mais valia nos processos de criatividade. Nesse sentido, o curso procurará contribuir para a dinamização do conhecimento e do pensamento crítico sobre teorias e práticas dos processos de produção de videojogos, contribuindo ao nível da formação e preparação de profissionais que possam aproveitar da melhor forma as oportunidades criadas pela própria indústria, tanto ao nível nacional como internacional. O curso insere-se num amplo projeto de consolidação do Design (especializações: Gráfico e Intermédia) no espaço Europeu.

Carga Letiva

380 horas (2 semestres)

Início

Candidaturas abertas!

Horário

Sexta-feira: 19:00–23:00 horas e Sábado: 10:00–14:00 horas.

Requisitos de ingresso

As candidaturas ao curso são abertas a Profissionais Criativos que pretendam adquirir competências em Game Design e que sejam detentores de uma licenciatura ou um curriculum profissional relevante na área.

Condições de Pagamento

O pagamento deverá ser efetuado antes do início do curso, de acordo com as condições de pagamento definidas.

Condições Especiais

Os formadores e ex-formandos da AdC, e os sócios da AND, estão isentos da taxa de candidatura.

Candidatura

  • Cópia do Cartão de Cidadão
  • Fotografia atual (tipo passe)
  • Certificado de habilitações
  • Curriculum Vitae
  • Portefólio (opcional)
  • Carta(s) de intenção/recomendação (opcional)
  • Entrevista - a agendar posteriormente à fase de candidaturas (se necessário)

Seleção

Após Seleção a formalização da matrícula deve ser efetuada presencialmente na AdC com os seguintes procedimentos:

  • Apresentação dos originais dos documentos enviados no ato da inscrição;
  • Preenchimento de boletim de candidatura e aptidões tecnológicas;
  • Pagamento da matrícula do curso (150,00 euros) e envio do respetivo comprovativo de transferência para ensino@alquimiadacor.pt (NIB para transferência: (0038 0047 00682 024771 23);
  • As desistências são aceites até sete dias antes do início da PG, procedendo-se nestas situações à devolução da totalidade do valor pago na matrícula;
  • As desistências comunicadas num período posterior ao prazo estabelecido (sete dias antes do arranque da PG) levam à perda total do valor pago na matrícula;
  • No caso de anulação/adiamento do curso, a AdC comprometem-se a devolver o valor da inscrição na totalidade ou a transferir esse valor para outra inscrição, caso o candidato assim o entenda;
  • O pagamento (integral ou primeira prestação) deve ser efetuado por cheque ou transferência bancária, até três dias úteis antes da data de início do curso;
  • A Alquimia da Cor reservam-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 10 formandos.

Destinatários

Estudantes, professores, investigadores e profissionais em: Arquitetura, Artes Plásticas, Design, Educação Visual, Engenharia, Humanidades, Multimédia e Novos Média. Outros candidatos de áreas afins e/ou com interesse académico ou profissional.

Local da Docência

DFE | Departamento de Formação e Ensino
AdC | Alquimia da Cor — Produções Digitais, Ld.ª, Rua de Manuel Pinto de Azevedo, 65H, 4100-321 Porto, Portugal

Direção

Diretores: Doutor Joaquim Antero Magalhães Ferreira - AdC (designer de comunicação e professor-investigador universitário),
Dr. Jorge Manuel Leça Martinho - AdC (Gestor de Formação e Diretor Intermédia na AdC, Lic. em Informática, Matemáticas Aplicadas pela UPT, Master em Design e Produção Intermédia pela Universitat de Barcelona)
Coordenador:
André Nuno Carita Pires de Carvalho (Investigador na área dos videojogos, bolseiro de doutoramento da FCT na Universidad Politécnica de Valência)
Monitor:
Gonçalo Miguel de Castro Moreira de Sá Monteiro (Produtor Intermédia AdC)
Secretariado:
Sandra Cláudia dos Santos Moreira (logística e administrativa financeira)

Corpo Docente / Comissão Científica

Especialistas com currículo académico, artístico e profissional reconhecido, oriundos de Portugal e Espanha.

A Comissão Científica (CC) reunirá obrigatoriamente em três momentos-chave do curso: antes (seleção dos candidatos), durante (avaliação intermédia e ponto de situação) e no final (avaliação final e seleção dos projetos a expor e premiar), das quais serão lavradas atas retificadas e assinadas por todos os conselheiros.

  • André Carita (CC) (Investigador na área dos videojogos, bolseiro de doutoramento da FCT na Universidad Politécnica de Valência)
  • Antero Magalhães Ferreira (CC) (Co-fundador e sócio gerente da Alquimia da Cor, Designer; Doutor em Belas-Artes/Design pela Universitat de Barcelona)
  • Filipe Pina (CC) (Co-fundador e sócio-gerente da empresa Nerd Monkeys, membro da direcção da SPCV – Sociedade Portuguesa da Ciência dos Videojogos)
  • Jeffrey Ferreira (CC) (Diretor artístico responsável pela componente visual dos projetos, desenvolve trabalho na área da animação [Sudoku for kids (PC, Nintendo DS); Toy Shop (Nintendo DS); Aquatic Tales (Nintendo DS), Under Siege (Sony PlayStation)
  • Enric Tormo Ballester (CC) (Historiador; Designer; Catedrático em Tecnologia do Design pela Universitat de Barcelona)
  • Carlos Plasencia Climent (CC) (Doutor em Bellas Artes, Catedrático de la Universidad Politécnica de Valencia)
  • Francisco Berenguer (CC) (Profesor Doctor do Departamento de Dibujo de la Facultad de Bellas Artes de la Universidad Politécnica de Valencia
  • Tiago Fernandes (CC) (Investigador na área da computação gráfica, aluno de doutoramento no ProDEI na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
  • Sérgio Águia (CC) (Formador na área do Cinema, edição e pós-produção vídeo, composição e animação 3D e Motion Design.)
  • Jorge Martinho (CC) (Co-fundador e sócio gerente da Alquimia da Cor , Gestor de Formação e Diretor Intermédia na AdC, Master em Design e Produção Intermédia pela Universitat de Barcelona)
  • Rodrigo Pérez (Profesor Contratado Doctor en la Facultad de Bellas Artes de San Carlos por el Departamento de Dibujo. Professor na UPV - Ingeniería del Diseño y en Bellas Artes.)
  • Nelson Zagalo (Professor auxiliar na Universidade do Minho (UM). Doutorado em Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Diretor do Mestrado em Media Interativos e membro da comissão diretiva do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital, ambos da UM.)
  • João Ferrand (Licenciado em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Sócio Fundador, Game Designer e CEO da empresa WingzStudio, Lda.)
  • Eduardo Barandas (Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Cofundador da Moonberry Studios.)
  • António Saraiva (Leciona sobre várias áreas ligadas aos videojogos e multimédia. Produtor de videojogos, exerce a atividade profissional nas áreas de Business Development e Game Design.)
  • Jaume Mascaró (Doutorado pela Universidade de Barcelona com uma tese sobre ‘Conduta e Comunicação não Verbal’, onde obteve o Prémio de Excelência de Doutoramento. Licenciado em Filosofia e Letras pela Universidade de Barcelona.)
  • Josep Teruel i Samsó (Arquiteto e graduado superior em paisagismo pela ETSAB. Professor associado no Departament de Disseny i Imatge de la Facultat de Belles Arts de la Universitat de Barcelona.)

Idiomas

Português e Castelhano (principais); Francês e Inglês (secundários).

Avaliação Curricular

As horas letivas são em regime presencial obrigatório (com folha de registo);
A frequência mínima é de 75% da carga letiva com contacto docente (380 horas);
A avaliação final é expressa numa escala quantitativa de 0 a 20 cuja responsabilidade é da Comissão Científica, após consulta prévia de todos os tutores e dos formadores responsáveis por unidades curriculares cuja carga horária seja superior a 12 horas.

Certificado

O certificado de curso (Certificado de Formação Profissional Especializada) será emitido pela AdC, entidade formadora certificada pela DGERT (Processo n.º C743 de 25.03.2013) nas seguintes áreas de educação e formação: Audiovisuais e Produção dos Média; Design; Marketing e Publicidade; Ciências Informáticas.
Para a obtenção do certificado é preciso ter obtido a frequência mínima (o limite de faltas, justificadas ou injustificadas, não pode exceder 25% da carga horária total) e avaliação final igual ou superior a 10 (numa escala de 0 a 20 valores).
Serão emitidas declarações de frequência a todos os formandos que tenham a frequência mínima e a propina integralmente liquidada.
A certificação da AdC é um investimento curricular seguro na medida que valoriza as qualidades humanas e profissionais do formando num mercado global cada vez mais exigente. Por outro lado, de acordo com o Processo de Bolonha e nos termos da Legislação Portuguesa, nomeadamente da alínea c), da alteração do n.º 1 do artigo 45.º no Decreto-Lei n.º 107/2008 (25 de Junho) ao Decreto-Lei n.º 74/2006 (24 de Março), a formação da AdC é válida para a obtenção de créditos ECTS (European Credit Transfer System) junto de instituições de Ensino Superior.

Será também emitido pela AdC um Diploma de Formação Avançada Pós-Graduada.

Recursos

Acesso WiFi em toda a escola; área de cafetaria; centro de estudos; biblioteca; mediateca; tipoteca; oficina de tipografia; laboratório de fotografia; estúdio de fotografia e vídeo; laboratório de audiovisuais; secção de impressão digital; secção de encadernação e acabamentos.
O acesso está disponível apenas para os formandos do curso e está sujeito a agendamento prévio e ao regulamento interno.
Nota: não estão incluídos consumíveis, impressões e fotocópias (consultar responsáveis pelos departamentos).

Objetivos

  • Compreender a história e a evolução dos videojogos.
  • Compreender as potencialidades dos videojogos enquanto artefactos artísticos, lúdicos e autónomos, cada vez mais presentes na cultura e na sociedade.
  • Fomentar a análise e o debate crítico em torno dos videojogos, recorrendo a exemplos da indústria.
  • Dominar os aspetos teóricos e práticos nos processos de pré-produção e produção de videojogos.
  • Compreender e aplicar teorias do design de interfaces, interações, personagens, cenários, níveis e som
  • Analisar a forma como a natureza interativa do videojogo suporta diversas estruturas narrativas.
  • Fomentar o trabalho de equipa necessário nos processos de pré-produção e produção de videojogos, promovendo e encorajando a investigação, a inovação e a auto aprendizagem.
  • Desenvolver protótipos em papel, ambientes gráficos (Blender | Maya) e ferramentas de desenvolvimento (Unity).
  • Proporcionar formação especializada e tecnologicamente avançada a profissionais, professores e investigadores da área dos videojogos;
  • Aprofundar e desenvolver conhecimentos teóricos e capacidades tecnológicas, nomeadamente no campo da comunicação audiovisual;
  • Habilitar os formandos à utilização de metodologias adequadas ao desenvolvimento dos seus projetos artísticos e/ou profissionais;
  • Promover a investigação, a inovação e a auto aprendizagem como instrumentos para a progressão intelectual e profissional;
  • Reconhecer competências científico profissionais para uma eventual transição para cursos de 2.º ciclo ou 3.º ciclo.

Estrutura Curricular



Teóricas

  • Abordagem Histórica dos Videojogos — 9 h
  • Design de Interfaces — 9 h
  • Hipermédia — 8 h
  • Argumento e Estruturas Narrativas — 12 h
  • Design Conceptual de Personagens — 12 h
  • Design Conceptual de Cenários e Níveis — 12 h
  • Design de Interação (UI) / 'User experience' (UX) — 12 h
  • Game Design — 12 h
  • Géneros e Mecânicas de jogos — 9 h
  • Análise e Escrita de jogos — 9 h
  • Plataformas Móveis e Web social — 9 h
  • Panorama da Indústria de VJ em Portugal — 3 h
  • Planificação e Documentação de Projetos I — 15 h
  • Planificação e Documentação de Projetos II — 9 h

Vertentes (Especialização)

  • Pedagogica — 3 h
  • Publicitária - Advergames — 3 h
  • Lúdica / Serious Games — 3 h

Específicas (Pré-produção)

  • Pré-Produção e Desenvolvimento 3D — 42 h
  • Animação e Motores de Física — 21 h
  • Construção de Personagens / 'Character design' — 21 h
  • Construção de Cenários e Níveis — 21 h
  • Design e Construção de Interfaces — 18 h
  • Design de Som — 12 h

Específicas (Produção)

  • Prototipagem com Unity — 48 h
  • Desenvolvimento para plataformas móveis — 24 h
  • Desenvolvimento de projeto — 24 h

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

telemóvel (obrigatório)

A sua mensagem