A Alquimia da Cor (AdC) é uma empresa-escola privada, fundada em 1995, na cidade do Porto, na sequência da alienação das atividades de pré-impressão e formação então prestadas pelo ateliê Antero Ferreira Design (Porto, 1991).

Atualmente a AdC desenvolve atividade global e especializada em comunicação e produção digital, desde a criação até à impressão e edição, principalmente nas áreas do design e multimédia, da produção gráfica/intermédia e da formação profissional/pós-graduada.

A AdC a única entidade ibérica, do sector privado, com convénio com as prestigiadas instituições do ensino superior público Universitat de Barcelona e Universitat Politècnica de Valencia.

As áreas de formação e educação da AdC estão certificadas pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e reconhecidas por diversas escolas e universidades nacionais e estrangeiras.

Unimos formação com design e produção!

Principais factos:

2015 > celebram-se os 20 anos de atividade!

2014 > desenvolve campanha de comunicação para a Associação Empresarial do Baixo-Ave (AEBA).

2013 > obtém a certificação como entidade formadora pela DGERT (portaria n.º 851/2000).

2012 > lançamento da primeira edição do curso internacional, de especialização em videojogos, Game Design: pensar o jogo!; entidade formadora externa do IEFP para o desenvolvimento de cursos de aprendizagem.

2010 > obtém ampliação de áreas de formação e educação (11 no total) pela DGERT (26.01).

2009 > lançamento do seu primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET); ganha concurso de design global para a exposição BI Aveiro 959-2009.

2008 > lançamento do workshop Tipografia Digital: desenho e produção de alfabetos digitais; exposição dos projetos curriculares do Master em Design e Produção Gráfica/Intermédia, na Casa da Cultura da Trofa.

2007 > co-fundadora do Instituto Ibérico de Design (iiD), Porto; Barcelona.

2006 > assina convénio de colaboração académica com a Universitat Politècnica de Valencia (UPV); assina protocolo de colaboração com a Escola Artística de Soares dos Reis (ESSR), Porto.

2005 > conceção do sítio B2B da gráfica LíderGraf (Vila do Conde); lançamento do curso de formação avançada Gestão de Cor e do curso de Verão, de extensão universitária da UB, Do chumbo ao pixel; assina protocolos de colaboração com a Associação Nacional de Designers (AND) e a Ordem dos Arquitectos, SRN (OA).

2004 > assina convénio pioneiro de colaboração académica com a Universitat de Barcelona (UP), tornando-se a primeira e única empresa privada do mundo, nesta área, com semelhante convénio.

2003 > cria o primeiro Master em Design e Produção Gráfica/Multimédia da península ibérica; início da colaboração científica do professor catedrático Enric Tormo Ballester (UB) com a AdC.

2002 > conceção gráfica do primeiro portal na Internet da CVRVV (Vinhos Verdes); lançamento do curso Técnicas de Produção Gráfica e Multimédia.

2001 > obtém a acreditação como Macromedia Authorized Training Program.

2000 > produção do primeiro banner e eCard; lança o primeiro curso em Portugal de criação tipográfica: Fontographer para profissionais; início da formação avançada, em horário laboral e pós-laboral.

1999 > mudança para instalações atuais, num espaço amplo com 600 m2 na Zona Industrial do Porto, cujo projeto de arquitetura de interiores foi da autoria de José Pedro Torres e Pedro Negrão (ambos da FAUP).

1998 > primeiro curso em Portugal de formação profissional (já por AdC): Técnicas de Pré-Impressão Electrónica. Primeira acreditação como Entidade Formadora, pelo INOFOR/IQF (Instituto para a Qualidade na Formação).

1997 > primeiro curso de formação profissional (ainda por AFD): Técnicas de Pré-Impressão Electrónica.

1996 > começa a prestar serviços de pré-impressão e produção gráfica para designers, fotógrafos, ateliês de design e agências de publicidade.

1995 > constituição da sociedade (7 abril) e início de atividade (6 julho); Antero Ferreira inscreve-se em doutoramento na Universitat de Barcelona.

1994 > os irmãos Antero e Amaro Ferreira (sócios na AFD) promovem a criação da sociedade (26.11)